terça-feira, 31 de julho de 2012

Cavalo de Guerra


Título Original : War Horse
Ano : 2011
Direção : Steven Spielberg

É um filme grandioso e interessante .  Mostra a amizade entre Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo que o pai comprou em um leilão a propósito tranformá-lo em um animal que trabalhasse em suas terras . É quando a Primeira Guerra Mundial estoura e o cavalo é vendido à cavalaria inglesa . Albert então se alista como soldado , assim a trajetória de ambos segue até o emocionante desfecho .
O filme conta com um bom time de atores e uma direção impecável com cenas marcantes e cores fortes .

Como filme de guerra , diferencia-se de muitos . Não mostra uma violência gratuita e sem sentido , mostra a a coisa toda sem muito sensacionalismo , passa mensagens simples e diretas e procura focalizar não só as perdas humanas que a guerra proporciona mas tambem a perda como um todo , incluindo a animal , como sofrem e a frieza com que são tratados os que também são fundamentais em tempos remotos porém não são lembrados .
É lindo e emociona a cada segundo , o espectador termina o filme com uma sensação muito boa e completa .


"Onde você estiver , eu vou te encontrar e vou te trazer para a casa "

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Espião Que Sabia Demais

Título original : Tinker Tailor Soldier Spy
Ano : 2011
Direção : Tomas Alfredson .

O filme é uma verdadeira obra-prima , não me surpreendeu em nada ter sido indicado a tantos prêmios . Só tem atores bons , Gary Oldman em uma de suas melhores performances (George Smiley) , Colin Firth (Bill Haydon) , John Hurt (Control) , Tom Hardy (Ricki Tarr) , Mark Strong (Jim Prideaux) e claro , Benedict Cumberbatch (Peter Guillam) , além de outros .
Lembro-me de não ter visto o filme e só ter visto o nome , fui a um sebo e por acaso achei o livro , resolvi lê-lo para depois assistir ao longa o que aumentou ainda mais a expectativa . O livro é complexo , mas não mais que o filme . Conforme as páginas decorrem , pensa-se estar perdido e lendo algo totalmente sem nexo mas no final tudo é explicado . O filme porém tem algumas diferenças pequenas em relação o livro , Guillam por exemplo na obra original se envolve com uma musicista , no filme ele possui uma relação homossexual . Os cenários também mudam , Jim é atingido em uma floresta e não e um local como aquela cafeteria , Esterhase é coagido dentro de uma casa e não em uma pista de avião , o final tambem foi um pouco modificado , o que deu um encerramento melhor ainda , entretanto foi finalizado de um jeito um pouco brusco o que pode deixar alguns confusos em relação a quem era o toupeira e o que aconteceu com ele .
Há opniões diversas sobre o modo como foi filmado . O filme tem um ritmo lento por natureza , diferenciando-se totalmente de filmes de espionagem convencionais que têm muita ação , matanças , explosões , gente pulando de prédios , o que deixou muitos entediados . Enfim , O Espião Que Sabia Demais foi fiel ao que realmente é o mundo dos espiões , pelo menos é o que nós pobres mortais acreditamos que seja . A direção é ótima , com cores frias , trilha sonora bem escolhida , diálogos parcialmente iguais aos do livro . Porém é um filme que exige  interpretação e principalmente , muita , mas muita atenção aos detalhes , não pode ser assistido com gente falando , cachorro passando e criança chorando . 

Recomendo !

domingo, 22 de julho de 2012

Sherlock vs. Elementary

Além dos filmes de Sherlock Holmes  1 e 2 (estaduniense-britânico) a indústria americana resolveu investir agora , assim como os ingleses da BBC, numa série contando a história do excêntrico detetive .
Elementary está para estrear entre outubro e novembro , porém conta com algumas curiosidades . Além de se passar nos tempos atuais , John Watson virou Joan Watson (Lucy Liu) , pois é , o fiel escudeiro virou escudeira . Então eis que surge a pergunta : por que essa mudança ? Há teorias de que há uma relação , digamos que mais do que amigável entre Holmes e Watson , no entanto , não foi permitido até hoje nenhuma insinuação mais explícita sobre isso , então para alguns , o personagem foi transformado em mulher para que não haja uma "culpa" em criar uma relação a mais .
A série , pelo que foi visto no trailer , mostra alguns pontos fracos , até mesmo no caso de Joan , o que não agradou a muitos inclusive a mim , não manteve muito a fidelidade em outros personagens colocando muito a perder .
Sherlock , a série britânica que vem ganhando cada vez mais fãs , traz uma trama eletrizante, com leves toques de humor e mais fiel ao clássico criado por Sir Arthur Conan Doyle . É tambem ambientada nos tempos modernos porém pioneira , o que nos faz pensar que Elementary será uma cópia meio clichê . Outro ponto forte é a atuação do brilhante Benedict Cumberbatch , que é um excelente ator  e para os que estavam acostumados com o também carismático Robert Downey Jr. , foi uma surpresa agradável ver um outro ator de calibre nesse papel . Por esse motivo , acho que ficará muito mais difícil a série sherlockiana dos states superar Sherlock , pois é duvidável que a atuação de Jonny Lee Miller bata a de Cumberbatch . Sem contar em Watson , nos filmes interpretado por Jude Law e na série por Martin Freeman , outros dois atores fortes e que agora foram trocados por Lucy .

Só  nos resta aguardar pela nova série e ver no que vai dar  .

   

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Little Bastard : O Carro de James Dean .

Aproveitando a brecha aberta no post abaixo , falando de James Dean e tal , resolvi trazer a lenda do carro que matou o ator , o Little Bastard , assim apelidado .
James  ,sempre teve um pé na estrada e disso todos o sabiam . Um belo dia comprou um Porsche 550 Spyder , um senhor carro . Seus amigos o advertiram que o carro tinha algo de "estranho" e que o rapaz acabaria morrendo nele . Segundo fontes , James resolveu testar o carro para pegar intimidade com o possante e eis que um um outro automóvel bateu de frente com o porsche , o mecânico( Rolf Wutherich) que estava do lado dele , não sofreu ferimentos tão graves , mas o eterno rebelde teve menos sorte , foi retirado do carro ainda vivo mas chegou ao hospital morto . Tem até a frase que o mecânico disse enquanto estava ao lado de James na ambulância a caminho do hospital "um grito suave emitivo por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus." (fonte Wikipédia)
Pois bem , após a morte do ator  , o carro continuou sua maldição .

 @ Um homem comprou a carcaça . Enquanto um mecânico a manuseava , o carro se desprendeu do reboque caindo em cima dele e quebrando a perna do mesmo .
 @Algumas peças do carro foram vendidas a dois pilotos de corrida para instalarem em seus próprios automóveis , respectivamente , um bateu em uma árvore e morreu na hora o outro após capotar ficou gravemente ferido .
 @ Um outro , que obteve as rodas do porsche , teve seu carro atirado para fora da pista quando os pneus estouraram
 @ O Porsche também foi vítima de tentativa de roubo , rasgando o braço de um dos ladrões e ferindo o outro que tentava retirar o banco com o sangue de James Dean .

Obviamente , são lendas , uns acreditam outros não .
E para os fãs de seriado , há um episódio no Supernatural , é 5x5(Fallen Idol) em que o temido Little Bastard aparece .



Juventude Transviada . (Rebel Without a Cause)

                Ano : 1955
                Direção : Nicholas Ray

Quem nunca ouviu falar  de James Dean ? O eterno rebelde sem causa .
O filme que tornou o galã mais conhecido e foi lançado no mesmo ano de morte do ator , que com apenas 24 anos se envolveu num acidente de carro fatal , conta a história de Jim Stark (James Dean) que tem problemas familiares , com um pai submisso a mãe mandona , o rapaz se vê sem apoio . Até que um dia conhece Judy(Natalie Wood) e Plato(Sal Mineo) .
Agora deixando a introdução de lado , vamos aos comentários .A história tem um enredo simples , tratando dos dilemas joviais, as atuações são boas , especialmente do três atores principais .  O filme pode até ter recebido algumas indicações a prêmios mas deixa a desejar em vários pontos . Não sei se assisti a ele com muita expectativa e acabei decepcionando um pouco ou se ele realmente é meio fraco . Pela fama , era de se esperar algo mais impactante , mais pesado .