domingo, 17 de novembro de 2013

Cazuza - O Tempo Não Pára

                                                      Ano: 2004
                                                      Direção: Sandra Werneck e Walter Araújo

Desde criança gostava muito de ouvir Cazuza no carro com o meu pai que era muito fã tanto dele, quanto do Barão Vermelho. Lembro-me de que quando o filme foi lançado em 2004, achei ele pela casa e pedi para assistir, meus pais não deixaram e nunca mais vi o DVD, hoje entendo o porquê rs.
O filme baseado no livro escrito pela mãe do cantor, Lucinha Araújo, narra a trajetória deste ícone da música dos anos 80 com todos os seus vícios e erros cometidos ao longo da breve e intensa vida. Durante essa uma hora e meia de filme, podemos conhecer um pouco do Cazuza mimado, boyzinho, drogado, promíscuo e genial. Porém, segundo o próprio Frejat, o filme esquece-se das virtudes de Agenor de Miranda Araújo Neto destacando apenas seus defeitos, seu antigo companheiro de banda ainda diz que "Cazuza era melhor do que no filme" e que diversas discrepâncias com a realidade foram apresentadas ao longo do roteiro, no entanto não tira o brilho do cinebiografia.
O elenco é ótimo, mas é claro que o brilho maior e recai praticamente que inteiro sobre o sempre ótimo Daniel de Oliveira, que encarnou de corpo e alma os trejeitos de Cazuza, o mais impressionante porém foi a transformação do ator no final quando interpreta o músico já padecendo de AIDS.
Sem mais delongas, Cazuza - O Tempo Não Pára é certamente um dos bons filmes brasileiros produzidos. Para os apreciadores da melhor época do rock verde e amarelo, o longa é um prato cheio para se conhecer um pouco mais dessa figura tão escutada e reproduzida nos barzinhos da vida.