domingo, 12 de agosto de 2012

Uma Lição de Amor .

                                                         Título Original : I am Sam
                                                          Ano: 2001
                                                         Direção : Jessie Nelson

 
É realmente , o filme é uma lição de amor , o título condiz com a história apesar que o título original não tem nada a ver com a tradução .
Dá vontade de ir pessoalmente e entregar um Oscar , um BAFTA e derivados nas mãos do Sean Penn . O aspirante a galã e ex da rainha do pop , encantou a todos interpretando Sam Dawson um homem com idade cronológica de uma criança de 7 anos e que sozinho cuida de sua filha Lucy Diamond (Dakota Fanning) que ainda pequena começa a ultrapassar a capacidade intelectual do pai . O filme emociona sobre a temática de que o que precisamos é amor .
O nome da menina e as últimas palavras do parágrafo acima não lembram nada ? Pois é , a trilha sonora é toda trabalhada em cima das músicas dos Beatles e tem até cover feito pelo Eddie Vedder , líder da banda Pearl Jam  . Não bastando as músicas , os diálogos são muitas vezes construídos lindamente sobre pedaços da história dos rapazes de Liverpool .
Quer um dramalhão pra chorar durante o filme inteiro ? Então assista a esse , super recomendado !

Gângster

                                                        Título Original : American Gangster
                                                        Ano: 2007
                                                        Direção : Ridley Scott


Vindo das mãos talentosas de Ridley Scott , não poderia se esperar nada além de um baita filme . Quem assistiu ao Gladiador sabe o quão poderosa foi a união desse diretor com Russell Crowe , que aparentemente é a menina dos olhos do cara por já ter trabalhado em 4 filmes dele  . Parceria que se repetiu em o Gângster .
Não só Crowe , mas Denzel Washington que também já é um ator renomado , deu um show de interpretação .
Sendo uma história verídica , a película mostra a ascensão de Frank Lucas (Denzel W.) como um grande traficante que vendia heroína com o dobro da qualidade pela metade do preço , conhecida como Blue Magic , a branquela injetável  virou febre entre a população menos favorecida , levando Frank  a um elevadíssimo padrão de vida . Enquanto Richie Roberts (Russell C.) em sua desregrada vida , é um policial incorruptível que busca por policiais fora da lei e gangsters que mais tarde tem o caminho cruzado com o “drug Lord’’ todo poderoso do submundo . Claro , óbvio e com certeza que por ser dito como verídico não é totalmente fiel a história original , o filme deu uma embelezada no que realmente foi mas isso são detalhes .
Sem dúvida nenhuma é um dos melhores filmes de gângsters já feitos , sem muitos clichês . É violento , demorado , surpreendente e maravilhoso !

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Velvet Goldmine

Ano : 1998
Direção : Todd Haynes


Rock’N Roll , muito glitter , obscenidades , ótimas interpretações e excentricidade . São os adjetivos que descrevem Velvet Goldmine .
Quem já correu os olhos por listas de filmes que se tratavam de música , especialmente rock ou quem é fã da banda Placebo (que aparece no longa) , se deparou com essa peculiaridade que faz várias referências às estrelas das guitarras : David Bowie e seu inesquecível Ziggy Stardust, Iggy Pop e  outros bafafás que envolveram estes e terceiros .
A trilha sonora e os figurinos são sensacionais , tudo baseado na época onde a liberação e ambiguidade sexual eram constantes .
O time de atores , que são os três mais importantes : Ewan McGregor , Jonathan Rhys Meyers e Christian Bale . Os dois primeiros , se destacaram na música . Ewan (que canta a maioria da playlist de seu personagem) mais tarde faria o sensacional Moulin Rouge onde interpreta um escritor que se apaixona pela cortesã . Já Jonathan também encarou mais um papel de músico em O Som do Coração .
A narração da história é feita de forma interessante . Quando um jornalista (Christian Bale)  é encaminhado de investigar o que aconteceu com um ídolo(Jonathan Rhys Meyers) do glam rock que após simular sua morte por marketing , perdeu sua carreira e desapareceu . Nesse contexto , tudo é mostrado no presente e no passado mostrando a vida do rockstar , seu envolvimento com Curt Wild (Ewan McGregor) além de flashbacks do próprio jornalista que viveu de perto essa era marcante .

E como o próprio filme diz: Apesar de estarem prestes a ver uma obra de ficção , aumentem no volume máximo .

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Ano : 2012
Direção : Christopher Nolan

Sem dúvida um dos melhores filmes de super-herói que muitos irão assistir ou já assistiram. 
Infelizmente , querendo ou não , uma boa parte de sua divulgação se deve ao incidente ocorrido em Aurora (EUA), onde James Holmes invadiu um cinema na estréia do filme atirando contra o público deixando mortos e feridos .
Deixando a tragédia de lado , o filme é popular entre os mais diversos gostos assim como sempre foi desde seus primórdios nas HQ's . Crianças , homens , mulheres , adolescentes , não importa , agrada a todos em grande escala .
São 165 minutos . Minutos muito bem distribuidos por sinal .  Ação uma atrás da outra , não se respira por cenas de tirar o fôlego , não há tempo de distrações e no final pode-se esperar por algumas surpresas e reviravoltas , estas que por vez se fazem de maneira um pouco brusca sem tempo de desenrolar muito bem essa parte .
A direção de Christopher Nolan foi implacável , o que deu um brilho muito maior ao homem morcego . Sem contar os efeitos especiais que são de tirar o chapéu .
Outra coisa que chama a atenção são as atuações . Anne Hathaway quando foi divulgada como a nova mulher-gato houveram especulações boas e ruins , porém ela se deu bem . Tom Hardy assustou um pouco como Bane (o terrorista mascarado), até porque como se não bastasse a forma musculosa adotada , efeitos de câmera deram um ar bem mais amedrontador, quem viu Guerra é Guerra ou o Espião Que Sabia Demais estranhou ver o ator na pele do vilão . Christian Bale provou mais uma vez , que foi uma das escolhas certas para interpretar Batman , talvez até superando Val Kilmer (Batman Eternamente) . E por fim , Joseph Gordon-Levitt , pensava-se que seu papel seria pequeno mas teve importância fundamental no desenrolar da trama , junto com o brilhante Gary Oldman , foi agradável vê-lo em um personagem diferente dos seus anteriores .