"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
O Crime do Padre Amaro .
Título Original : O Crime do Padre Amaro
Ano : 2007
Direção : Carlos Coelho da Silva
O Crime do Padre Amaro se baseia na obra naturalista de Eça de Queirós - primeiro exemplar do autor - que criticava em peso toda corrupção clerical que corria na época sem nenhuma discrição .Todos que já passaram pelo Ensino Médio provavelmente leram esse livro tão importante em nossa literatura que, apesar de não ser brasileira tem seu peso único quando se remete grandes mestres do período realismo-naturalismo que para muitos foi uma das melhores senão a melhor escola literária que tivemos .
Mas pulando a introdução que provavelmente lembrou a muitos suas professoras de português , vamos ao que realmente nos interessa : o filme . Pois bem , o filme é ruim , sem pormenores. Obviamente a questão de opniões divergentes sempre vêm à tona , cada um tem seus gostos pessoais porém eu não recomendo que assistam . O filme português apesar de usar imagens fortes não conseguiu passar a real intensidade que seria a ideal , é fraco , entediante , para quem não conhece a história não há interesse algum em saber do final . Ah e claro , o final é diferente , o do livro é melhor , o da película deixa uma pequena incógnita em que muitos se perguntam: "O que aconteceu com Amélia?" .
Dizem as boas línguas que O Crime do Padre Amaro realizado em 2002 com Gael Garcia Bernal é bem melhor , apesar de não o ter assistido ainda , aparenta ao menos ser melhor dirigido e produzido , acredito que realmente deva ser mais convincente e parecido com a trama original escrita e desenvolvida tão bem pelo peculiar Eça .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário