sábado, 29 de dezembro de 2012

Laranja Mecânica

                                                    Título Original : A Clockwork Orange
                                                    Ano : 1971
                                                    Direção :Stanley Kubrick


                                                    “Violence makes violence”
      Quem nunca ouviu falar deste filme tão influente ? Por mais que muitos não tenham assistido , é fato que a maioria já viu mesmo que imperceptivelmente um símbolo , uma frase, uma fantasia (muitas vezes reproduzida) , pelo menos alguma coisa que tivesse vínculo com o classicão de Stanley Kubrick .
Método de Ludovico
     Laranja Mecânica é um filme baseado no livro homônimo de  Anthony Burgess . Mostra a violência nua a crua de uma juventude futurista que utilizava de meios impróprios como estupros e agressões para se manter entretida e é quando o líder da “gangue” ,Alex DeLarge  , após ser traído por seus “droogs” , é preso por assassinato por adentrar uma residência e apagar a moradora com um “simples toltchok” segundo a defesa do próprio Moloko boy . A partir daí ,  resolve participar de um programa proposto pelo governo que é realizado entre os detentos para que reduzam suas penas a cumprir . Sendo agora uma cobaia do que chamamos de Método de Ludovico , que se trata de um tratamento fictício que condiciona o paciente  -sob drogas-  a assistir obrigatoriamente  por um longo período de tempo à cenas de extrema violência , fazendo com que a pessoa sinta-se como se estivessem presenciando tais ações e tome aversão pelas práticas que vê , tornando-as ainda incapazes de lidar com quaisquer atos de crueldade  que presenciem ou sejam submetidas .
      Alex DeLarge é um personagem marcante sem sombra de dúvidas  . Cheio dos discursos de ultra-violência , maldoso , promíscuo , tanto que nem um tratamento pesado foi capaz de transformá-lo em uma pessoa melhor , como é mostrado na última cena do filme afinal , a essência nunca é mudada . É uma personalidade que faz o espectador/leitor variar entre os sentimentos de desprezo e pena .
      Há um consenso geral de que o longa é uma obra-prima , e que mesmo sendo produzido em uma época distante da nossa , se mantém mais atual do que nunca considerando que nossos tempos modernos ainda desfrutamos de tamanho problema social que é esse furor que nossa sociedade se encontra em todas as classes e escalões .
      Tantas gírias , tantas palavras mixadas com russo e inglês , tudo obra da mente mirabolante do Burgess , cria em si , uma atmosfera divertida que faz com que todas aqueles sotaques rítmicos fiquem na cabeça por um bom tempo . Quem nunca imitou o modo cantado de falar de Alex ou os “Yes” do Mr. Deltoid  ?

      E  para os fãs de música , os queridinhos do britpop , aproveitaram o embalo dos clipes inspirados em filmes e dá-lhe Laranja Mecânica no single The Universal (que eu particularmente adoro!)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Crime do Padre Amaro .

                           

                                                    Título Original : O Crime do Padre Amaro
                                                    Ano : 2007
                                                    Direção : Carlos Coelho da Silva


      O Crime do Padre Amaro se baseia na obra naturalista de Eça de Queirós - primeiro exemplar do autor -  que criticava em peso toda corrupção clerical que corria na época sem nenhuma discrição .Todos que já passaram pelo Ensino Médio provavelmente leram esse livro tão importante em nossa literatura que,  apesar de não ser brasileira tem seu peso único quando se remete grandes mestres do período realismo-naturalismo  que para muitos foi uma das melhores senão a melhor escola literária que tivemos .
       Mas pulando a introdução que provavelmente lembrou a muitos suas professoras de português , vamos ao que realmente nos interessa : o filme . Pois bem , o filme é ruim , sem pormenores. Obviamente a questão de opniões divergentes sempre vêm à tona , cada um tem seus gostos pessoais porém eu não recomendo que assistam . O filme português apesar de usar imagens fortes não conseguiu passar a real intensidade que seria a ideal , é fraco , entediante , para quem não conhece a história não há interesse algum em saber do final . Ah e claro , o final é diferente , o do livro é melhor , o da película deixa uma pequena incógnita em que muitos se perguntam: "O que aconteceu com Amélia?" .
       Dizem as boas línguas que O Crime do Padre Amaro realizado em 2002 com Gael Garcia Bernal é bem melhor , apesar de não o ter assistido ainda , aparenta ao menos ser melhor dirigido e produzido , acredito que realmente deva ser mais convincente e parecido com a trama  original escrita e desenvolvida tão bem pelo peculiar Eça .
                                                     

domingo, 12 de agosto de 2012

Uma Lição de Amor .

                                                         Título Original : I am Sam
                                                          Ano: 2001
                                                         Direção : Jessie Nelson

 
É realmente , o filme é uma lição de amor , o título condiz com a história apesar que o título original não tem nada a ver com a tradução .
Dá vontade de ir pessoalmente e entregar um Oscar , um BAFTA e derivados nas mãos do Sean Penn . O aspirante a galã e ex da rainha do pop , encantou a todos interpretando Sam Dawson um homem com idade cronológica de uma criança de 7 anos e que sozinho cuida de sua filha Lucy Diamond (Dakota Fanning) que ainda pequena começa a ultrapassar a capacidade intelectual do pai . O filme emociona sobre a temática de que o que precisamos é amor .
O nome da menina e as últimas palavras do parágrafo acima não lembram nada ? Pois é , a trilha sonora é toda trabalhada em cima das músicas dos Beatles e tem até cover feito pelo Eddie Vedder , líder da banda Pearl Jam  . Não bastando as músicas , os diálogos são muitas vezes construídos lindamente sobre pedaços da história dos rapazes de Liverpool .
Quer um dramalhão pra chorar durante o filme inteiro ? Então assista a esse , super recomendado !

Gângster

                                                        Título Original : American Gangster
                                                        Ano: 2007
                                                        Direção : Ridley Scott


Vindo das mãos talentosas de Ridley Scott , não poderia se esperar nada além de um baita filme . Quem assistiu ao Gladiador sabe o quão poderosa foi a união desse diretor com Russell Crowe , que aparentemente é a menina dos olhos do cara por já ter trabalhado em 4 filmes dele  . Parceria que se repetiu em o Gângster .
Não só Crowe , mas Denzel Washington que também já é um ator renomado , deu um show de interpretação .
Sendo uma história verídica , a película mostra a ascensão de Frank Lucas (Denzel W.) como um grande traficante que vendia heroína com o dobro da qualidade pela metade do preço , conhecida como Blue Magic , a branquela injetável  virou febre entre a população menos favorecida , levando Frank  a um elevadíssimo padrão de vida . Enquanto Richie Roberts (Russell C.) em sua desregrada vida , é um policial incorruptível que busca por policiais fora da lei e gangsters que mais tarde tem o caminho cruzado com o “drug Lord’’ todo poderoso do submundo . Claro , óbvio e com certeza que por ser dito como verídico não é totalmente fiel a história original , o filme deu uma embelezada no que realmente foi mas isso são detalhes .
Sem dúvida nenhuma é um dos melhores filmes de gângsters já feitos , sem muitos clichês . É violento , demorado , surpreendente e maravilhoso !

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Velvet Goldmine

Ano : 1998
Direção : Todd Haynes


Rock’N Roll , muito glitter , obscenidades , ótimas interpretações e excentricidade . São os adjetivos que descrevem Velvet Goldmine .
Quem já correu os olhos por listas de filmes que se tratavam de música , especialmente rock ou quem é fã da banda Placebo (que aparece no longa) , se deparou com essa peculiaridade que faz várias referências às estrelas das guitarras : David Bowie e seu inesquecível Ziggy Stardust, Iggy Pop e  outros bafafás que envolveram estes e terceiros .
A trilha sonora e os figurinos são sensacionais , tudo baseado na época onde a liberação e ambiguidade sexual eram constantes .
O time de atores , que são os três mais importantes : Ewan McGregor , Jonathan Rhys Meyers e Christian Bale . Os dois primeiros , se destacaram na música . Ewan (que canta a maioria da playlist de seu personagem) mais tarde faria o sensacional Moulin Rouge onde interpreta um escritor que se apaixona pela cortesã . Já Jonathan também encarou mais um papel de músico em O Som do Coração .
A narração da história é feita de forma interessante . Quando um jornalista (Christian Bale)  é encaminhado de investigar o que aconteceu com um ídolo(Jonathan Rhys Meyers) do glam rock que após simular sua morte por marketing , perdeu sua carreira e desapareceu . Nesse contexto , tudo é mostrado no presente e no passado mostrando a vida do rockstar , seu envolvimento com Curt Wild (Ewan McGregor) além de flashbacks do próprio jornalista que viveu de perto essa era marcante .

E como o próprio filme diz: Apesar de estarem prestes a ver uma obra de ficção , aumentem no volume máximo .

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Ano : 2012
Direção : Christopher Nolan

Sem dúvida um dos melhores filmes de super-herói que muitos irão assistir ou já assistiram. 
Infelizmente , querendo ou não , uma boa parte de sua divulgação se deve ao incidente ocorrido em Aurora (EUA), onde James Holmes invadiu um cinema na estréia do filme atirando contra o público deixando mortos e feridos .
Deixando a tragédia de lado , o filme é popular entre os mais diversos gostos assim como sempre foi desde seus primórdios nas HQ's . Crianças , homens , mulheres , adolescentes , não importa , agrada a todos em grande escala .
São 165 minutos . Minutos muito bem distribuidos por sinal .  Ação uma atrás da outra , não se respira por cenas de tirar o fôlego , não há tempo de distrações e no final pode-se esperar por algumas surpresas e reviravoltas , estas que por vez se fazem de maneira um pouco brusca sem tempo de desenrolar muito bem essa parte .
A direção de Christopher Nolan foi implacável , o que deu um brilho muito maior ao homem morcego . Sem contar os efeitos especiais que são de tirar o chapéu .
Outra coisa que chama a atenção são as atuações . Anne Hathaway quando foi divulgada como a nova mulher-gato houveram especulações boas e ruins , porém ela se deu bem . Tom Hardy assustou um pouco como Bane (o terrorista mascarado), até porque como se não bastasse a forma musculosa adotada , efeitos de câmera deram um ar bem mais amedrontador, quem viu Guerra é Guerra ou o Espião Que Sabia Demais estranhou ver o ator na pele do vilão . Christian Bale provou mais uma vez , que foi uma das escolhas certas para interpretar Batman , talvez até superando Val Kilmer (Batman Eternamente) . E por fim , Joseph Gordon-Levitt , pensava-se que seu papel seria pequeno mas teve importância fundamental no desenrolar da trama , junto com o brilhante Gary Oldman , foi agradável vê-lo em um personagem diferente dos seus anteriores .

terça-feira, 31 de julho de 2012

Cavalo de Guerra


Título Original : War Horse
Ano : 2011
Direção : Steven Spielberg

É um filme grandioso e interessante .  Mostra a amizade entre Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo que o pai comprou em um leilão a propósito tranformá-lo em um animal que trabalhasse em suas terras . É quando a Primeira Guerra Mundial estoura e o cavalo é vendido à cavalaria inglesa . Albert então se alista como soldado , assim a trajetória de ambos segue até o emocionante desfecho .
O filme conta com um bom time de atores e uma direção impecável com cenas marcantes e cores fortes .

Como filme de guerra , diferencia-se de muitos . Não mostra uma violência gratuita e sem sentido , mostra a a coisa toda sem muito sensacionalismo , passa mensagens simples e diretas e procura focalizar não só as perdas humanas que a guerra proporciona mas tambem a perda como um todo , incluindo a animal , como sofrem e a frieza com que são tratados os que também são fundamentais em tempos remotos porém não são lembrados .
É lindo e emociona a cada segundo , o espectador termina o filme com uma sensação muito boa e completa .


"Onde você estiver , eu vou te encontrar e vou te trazer para a casa "

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Espião Que Sabia Demais

Título original : Tinker Tailor Soldier Spy
Ano : 2011
Direção : Tomas Alfredson .

O filme é uma verdadeira obra-prima , não me surpreendeu em nada ter sido indicado a tantos prêmios . Só tem atores bons , Gary Oldman em uma de suas melhores performances (George Smiley) , Colin Firth (Bill Haydon) , John Hurt (Control) , Tom Hardy (Ricki Tarr) , Mark Strong (Jim Prideaux) e claro , Benedict Cumberbatch (Peter Guillam) , além de outros .
Lembro-me de não ter visto o filme e só ter visto o nome , fui a um sebo e por acaso achei o livro , resolvi lê-lo para depois assistir ao longa o que aumentou ainda mais a expectativa . O livro é complexo , mas não mais que o filme . Conforme as páginas decorrem , pensa-se estar perdido e lendo algo totalmente sem nexo mas no final tudo é explicado . O filme porém tem algumas diferenças pequenas em relação o livro , Guillam por exemplo na obra original se envolve com uma musicista , no filme ele possui uma relação homossexual . Os cenários também mudam , Jim é atingido em uma floresta e não e um local como aquela cafeteria , Esterhase é coagido dentro de uma casa e não em uma pista de avião , o final tambem foi um pouco modificado , o que deu um encerramento melhor ainda , entretanto foi finalizado de um jeito um pouco brusco o que pode deixar alguns confusos em relação a quem era o toupeira e o que aconteceu com ele .
Há opniões diversas sobre o modo como foi filmado . O filme tem um ritmo lento por natureza , diferenciando-se totalmente de filmes de espionagem convencionais que têm muita ação , matanças , explosões , gente pulando de prédios , o que deixou muitos entediados . Enfim , O Espião Que Sabia Demais foi fiel ao que realmente é o mundo dos espiões , pelo menos é o que nós pobres mortais acreditamos que seja . A direção é ótima , com cores frias , trilha sonora bem escolhida , diálogos parcialmente iguais aos do livro . Porém é um filme que exige  interpretação e principalmente , muita , mas muita atenção aos detalhes , não pode ser assistido com gente falando , cachorro passando e criança chorando . 

Recomendo !

domingo, 22 de julho de 2012

Sherlock vs. Elementary

Além dos filmes de Sherlock Holmes  1 e 2 (estaduniense-britânico) a indústria americana resolveu investir agora , assim como os ingleses da BBC, numa série contando a história do excêntrico detetive .
Elementary está para estrear entre outubro e novembro , porém conta com algumas curiosidades . Além de se passar nos tempos atuais , John Watson virou Joan Watson (Lucy Liu) , pois é , o fiel escudeiro virou escudeira . Então eis que surge a pergunta : por que essa mudança ? Há teorias de que há uma relação , digamos que mais do que amigável entre Holmes e Watson , no entanto , não foi permitido até hoje nenhuma insinuação mais explícita sobre isso , então para alguns , o personagem foi transformado em mulher para que não haja uma "culpa" em criar uma relação a mais .
A série , pelo que foi visto no trailer , mostra alguns pontos fracos , até mesmo no caso de Joan , o que não agradou a muitos inclusive a mim , não manteve muito a fidelidade em outros personagens colocando muito a perder .
Sherlock , a série britânica que vem ganhando cada vez mais fãs , traz uma trama eletrizante, com leves toques de humor e mais fiel ao clássico criado por Sir Arthur Conan Doyle . É tambem ambientada nos tempos modernos porém pioneira , o que nos faz pensar que Elementary será uma cópia meio clichê . Outro ponto forte é a atuação do brilhante Benedict Cumberbatch , que é um excelente ator  e para os que estavam acostumados com o também carismático Robert Downey Jr. , foi uma surpresa agradável ver um outro ator de calibre nesse papel . Por esse motivo , acho que ficará muito mais difícil a série sherlockiana dos states superar Sherlock , pois é duvidável que a atuação de Jonny Lee Miller bata a de Cumberbatch . Sem contar em Watson , nos filmes interpretado por Jude Law e na série por Martin Freeman , outros dois atores fortes e que agora foram trocados por Lucy .

Só  nos resta aguardar pela nova série e ver no que vai dar  .

   

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Little Bastard : O Carro de James Dean .

Aproveitando a brecha aberta no post abaixo , falando de James Dean e tal , resolvi trazer a lenda do carro que matou o ator , o Little Bastard , assim apelidado .
James  ,sempre teve um pé na estrada e disso todos o sabiam . Um belo dia comprou um Porsche 550 Spyder , um senhor carro . Seus amigos o advertiram que o carro tinha algo de "estranho" e que o rapaz acabaria morrendo nele . Segundo fontes , James resolveu testar o carro para pegar intimidade com o possante e eis que um um outro automóvel bateu de frente com o porsche , o mecânico( Rolf Wutherich) que estava do lado dele , não sofreu ferimentos tão graves , mas o eterno rebelde teve menos sorte , foi retirado do carro ainda vivo mas chegou ao hospital morto . Tem até a frase que o mecânico disse enquanto estava ao lado de James na ambulância a caminho do hospital "um grito suave emitivo por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus." (fonte Wikipédia)
Pois bem , após a morte do ator  , o carro continuou sua maldição .

 @ Um homem comprou a carcaça . Enquanto um mecânico a manuseava , o carro se desprendeu do reboque caindo em cima dele e quebrando a perna do mesmo .
 @Algumas peças do carro foram vendidas a dois pilotos de corrida para instalarem em seus próprios automóveis , respectivamente , um bateu em uma árvore e morreu na hora o outro após capotar ficou gravemente ferido .
 @ Um outro , que obteve as rodas do porsche , teve seu carro atirado para fora da pista quando os pneus estouraram
 @ O Porsche também foi vítima de tentativa de roubo , rasgando o braço de um dos ladrões e ferindo o outro que tentava retirar o banco com o sangue de James Dean .

Obviamente , são lendas , uns acreditam outros não .
E para os fãs de seriado , há um episódio no Supernatural , é 5x5(Fallen Idol) em que o temido Little Bastard aparece .



Juventude Transviada . (Rebel Without a Cause)

                Ano : 1955
                Direção : Nicholas Ray

Quem nunca ouviu falar  de James Dean ? O eterno rebelde sem causa .
O filme que tornou o galã mais conhecido e foi lançado no mesmo ano de morte do ator , que com apenas 24 anos se envolveu num acidente de carro fatal , conta a história de Jim Stark (James Dean) que tem problemas familiares , com um pai submisso a mãe mandona , o rapaz se vê sem apoio . Até que um dia conhece Judy(Natalie Wood) e Plato(Sal Mineo) .
Agora deixando a introdução de lado , vamos aos comentários .A história tem um enredo simples , tratando dos dilemas joviais, as atuações são boas , especialmente do três atores principais .  O filme pode até ter recebido algumas indicações a prêmios mas deixa a desejar em vários pontos . Não sei se assisti a ele com muita expectativa e acabei decepcionando um pouco ou se ele realmente é meio fraco . Pela fama , era de se esperar algo mais impactante , mais pesado .

sábado, 30 de junho de 2012

Malévola .






Ano de lançamento : 2014
Direção : Robert Stromberg

Li sobre isso e achei muito , muito interessante .
Mais uma vez um desenho será transformado em filme , e dessa vez será A Bela Adormecida , o longa que terá estréia daqui a dois anos , contará a história de Aurora na visão da princesa das trevas , Malévola .
Malévola , será interpretada por ninguém mais ninguém menos que a eterna Lara Croft , Angelina Jolie . O elenco ainda conta com Elle Fanning (Super 8 e Compramos um Zoológico) e Sam Riley (Control - a vida de Ian Curtis e On The Road) .


Agora só nos resta esperar .

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sid e Nancy - O Amor Mata

Ano : 1986
Direção : Alex Cox

O filme retrata a conturbada vida amorosa de Sid Vicious integrante da banda punk Sex Pistols e Nancy Spungen , uma groupie  americana .
As opniões sobre o filme são variadas . Há quem diga que é uma coisa totalmente fake e e exagerada,  assim como há quem ame , como eu que assisti milhões de vezes e ainda assisto .
É um filme que te prende do início ao fim  , cenas que passam a emoção para o espectador , nas de agitação você se sente em meio aos punks ou ali vendo as brigas do casal , nas de depressão é possível sentir a angústia do mundo junkie .
As atuações são impecáveis , Gary Oldman em um de seus primeiros papéis no cinema deu um show de interpretação marcando dali em diante sua constante aparição no mundo da sétima arte . Chloe Webb recebeu muitas críticas por sua maneira de interpretar Nancy , dando a ela um ar insuportável mas é inegável que ela foi ótima e passou exatamente a imagem da groupie proposta por Alex .
O filme tambem conta com dois adicionais , duas cenas contruídas numa fotografia linda .
Recomendo e muito .

Os Mensageiros 2


Ano : 2009
Direção : Martin Barnewitz

Um dos piores filmes de "terror" já lançados sem sombra de dúvida . Sim , terror entre aspas porque eu duvido muito que alguém vá ter medo de um espantalho daquele  .
A história do filme é estranha e te faz ficar entediado nos primeiros minutos , o meio é apelativo e o final chega a ser ridículo de tão mal feito . O diretor foi muito infeliz e do jeito que as coisas saíram seria melhor que o roteiro nem tivesse saído do papel , terminei o filme com a sensação não de que faltava alguma coisa mas faltava tudo .
Assisti ao filme com muita expectativa porque o Norman Reedus é um ator que gosto muito e me decepcionei profundamente .

Antikörper .


Título : Antikörper/Antibodies
Ano : 2005
Direção : Christian Alvart

Imagine um suspense alemão com personagens intrigantes , cenas fortes , diálogos impactantes , um enredo complexo e um final surpreendente . Pois é nesse contexto que Antikörper é trabalhado .
A direção é interessante , com quadros bem escolhidos , a trama mostra como tema principal a influência do mal sobre o bem  .
Um  filme que provavelmente ficará na sua cabeça por dias fazendo com que lembre e reflita sobre a história .