segunda-feira, 25 de março de 2013

Diário de uma Paixão


                                                     Título Original: The Notebook
                                                     Ano: 2004
                                                     Direção: Nick Cassavetes

Toda vez que alguém cita filmes de romance sou a primeira a torcer o nariz. Quando dizem então que é obra do Nicholas Sparks aí a coisa fica feia. Mas não me julguem, deixem-me explicar: há uns meses atrás vi um surto de livros desse autor correndo de mão em mão das meninas e então me indicaram Querido John, que para mim foi um desgosto, pois o livro é ruim e o filme pior tanto que nem farei resenha.
Porém, contudo, todavia, entretanto, eis que na amizade marota me disseram para ver Diário de uma Paixão, nem me incomodei em ler primeiro e logo assisti ao longa. Não é que me surpreendi?
O filme é simplesmente lindinho e muito diferente das outras histórias que já ouvi circulando por ai da autoria de Sparks, meio clichê obviamente, mas não chega aos pés dos outros. Arrisco ainda a dizer que é a melhor obra que ele já fez.
É  meloso, mas muito diferente de Um Amor para Recordar por exemplo, que é até um pouco apelativo. Esse não, esse te envolve, é agradável, não cansa, te faz querer saber o final e claro, mostra uma equação muito inteligente: atores bonitos e talentosos + roteiro baseado em livro de sucesso + uma direção competente = chavão nas prateleiras dos cinéfilos romancistas.
                O filme é delicado, cheio de momentos comoventes e com uma fotografia bonita de se ver. Várias separações, brigas, desentendimentos, reviravoltas e tico-tico no fubá. Mostra o amor puro (ainda que utópico) entre um jovem casal que passa por cima de muitas coisas para se verem juntos ignorando todas as consequências que poderiam surgir daquele caso de verão. Conta ainda com uma “história paralela” que dá todo o sentido à trama e que só é revelada no final. Tudo bem ao gosto da moçada adolescente, especialmente nós meninas que adoramos soltar vários “awns” com as amigas ou encher a camisa do namorado de lágrimas assistindo a um dramalhão.
                E por último, às garotas: vejam, se iludam, e chorem muito por esse lindo filme. Aos garotos: vejam, aprendam a serem românticos e conquistem aquela gata contando a ela suas experiências cinematográficas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário